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Audiência Pública - Regularização Fundiária
Audiência Pública - Regularização Fundiária

Nesta quinta-feira, dia 19 de julho, o Presidente da Câmara, Vereador Maurício Porrua e o Vereador João Carlos Sellmer, estiveram presentes na Audiência Pública realizada na localidade do Bairro Sambaqui, organizado pelo ITCG – Instituto de Terras Cartografia e Geologia do Paraná, tendo como pauta de discussão a Regularização Fundiária (PCRF) do Programa Minha Terra Paraná.

Reunião Extraordinária - CPI
Reunião Extraordinária - CPI

A Comissão Parlamentar de Inquérito, instaurada pela Resolução nº 040 de 10 de maio de 2018, tendo como Presidente o Vereador Luciano Cardoso, como Relator o Vereador Sebastião Brindarolli Junior, como Membra a Vereadora Flávia Rebello Miranda, no uso de suas atribuições legais e nos termos do § 1º, do Art. 14, do Regulamento da CPI, nas datas de 02 e 03 de julho do corrente ano, no Plenário da Câmara, colheram depoimentos de testemunhas arroladas à prestarem esclarecimentos para que a Comissão pudesse dar continuidade às tramitações regulamentares na investigação de possíveis irregularidades existentes nos processos licitatórios e nos atos de gestão pública que culminaram nas contratações para a realização do carnaval de 2017 pela Prefeitura Municipal de Morretes.

Abertura de CPI - Suposto Acúmulo ilegal de cargos públicos e Pagamento de servidores em desvio de função
Abertura de CPI - Suposto Acúmulo ilegal de cargos públicos  e Pagamento de servidores em desvio de função

Na data de 24 de maio de 2018, por meio da Resolução nº041/2018, foi instaurada a Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as possíveis irregularidades, acúmulo ilegal de cargos públicos exercidos pelas pessoas de Marcos Cesar Cunico Fatuch e Giovana Fratin, e pagamento de servidores em desvio de função com verbas vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde, tendo como Presidente o Vereador Valdecir Mora, como Relator o Vereador Pastor Deimeval Borba e Membro Vereador Julio Cesar Cassilha. No uso de suas atribuições legais e nos termos do § 1º, do Art. 14, do Regulamento Interno da Comissão Parlamentar de Inquérito, na data de 11 e 12 de junho do corrente ano, no Plenário da Câmara, foram colhidos depoimentos de testemunhas arroladas à prestarem esclarecimentos para que a Comissão pudesse dar continuidade as tramitações regulamentares, apenas estando ausente na data de 13 de junho, o Prefeito Municipal, Srº Osmair Costa Coelho, no qual apresentou atestado médico justificando sua ausência, ficando o depoimento do mesmo para o dia 29 de junho, às 13:30h, no Plenário da Câmara.

Reunião sobre o Sistema de Trânsito Municipal
Reunião sobre o Sistema de Trânsito Municipal

Nesta segunda-feira, dia 25 de junho de 2018, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Maurício Porrua e a Procuradora Geral da Câmara, Drª Jéssica Ronchini Montalvão, reuniram-se com o Delegado da Polícia Civil de Morretes, Drº Antônio Cesar Pereira dos Santos, com o Sargento da Polícia Militar, Srº Wander Luis Orlando, o Drº Victor Vitelcí de Souza Alves, Procurador Geral do Município, o Sr. Sérgio Hoffmann, Secretário Municipal de Infraestrutura e com o Diretor de Transportes Municipal, Sr. Pedro Nogueira, tendo como pauta de discussão a legislação de trânsito do Município de Morretes, em especial a Lei Complementar nº 17/2012, que estabeleceu diretrizes complementares a LC 009/2011 e instituiu mãos de tráfego de logradouros públicos na área central do Município, regulamentando o estacionamento de veículos e sinalizações de trânsito. A presente reunião teve por objetivo sanar os problemas enfrentados pelos munícipes e turistas no que tange o sistema de trânsito municipal.

Reunião na Promotoria de Justiça da Comarca de Morretes
Reunião na Promotoria de Justiça da Comarca de Morretes

Nesta segunda-feira, dia 18 de junho, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Maurício Porrua e Vereador Sebastião Brindarolli Junior, se fizeram presentes na Promotoria de Justiça para acompanhar os trabalhos realizados pelo Município de Morretes e Conselho Municipal de Segurança Pública – CONSEG, para a instalação de câmeras de Monitoramento no Município.

Reunião - Viação Graciosa
Reunião - Viação Graciosa

Nesta terça-feira, dia 08 de maio, às 11h, em atendimento ao Requerimento Nº022/2018, de autoria dos Vereadores Sebastião Brindarolli Junior, Luciane Costa Coelho e Flávia Rebello Miranda, foi realizada uma reunião com os representantes da empresa Viação Graciosa, Sr. José Nolar – Proprietário da empresa e Sr. João Carlos – Responsável pelo tráfego e comercial, estando presentes os Vereadores Julio Cesar Cassilha, João Carlos Sellmer, Luciane Costa Coelho e Sebastião Brindarolli Junior. Na presente reunião foram debatidos assuntos sobre a atual situação do estado de conservação dos veículos das linhas de transporte coletivo de Morretes/Paranaguá, os critérios utilizados para a distribuição de horários dos ônibus, bem como a existência de superlotação e ainda o preparo dos funcionários para o atendimento à pessoas portadoras de necessidades especiais, idosas e também sobre o canal de comunicação para atendimento às reclamações dos usuários, onde a empresa informou que o serviços prestados estão de acordo com a legislação vigente e que são fiscalizados constantemente pelo DER – Departamento de Estradas e Rodagem, informaram ainda que não existe superlotação nos veículos e que em seu canal de atendimento não são apresentadas muitas reclamações. Diante das diversas reclamações dos usuários do Município de Morretes, os Vereadores presentes solicitaram à empresa uma relação de toda a frota de ônibus para verificar o estado de conservação da mesma e ainda a relação de todas as reclamações apresentadas tanto na empresa Viação Graciosa quanto no DER, por fim, sugeriram para que seja criado um canal de atendimento na Câmara em parceria com empresa Viação Graciosa para proporcionar melhor atendimento às pessoas que necessitam utilizar o transporte coletivo da empresa supracitada.

Presença do Secretário Municipal de Meio Ambiente
Presença do Secretário Municipal de Meio Ambiente

Na Sessão Plenária desta quarta-feira, dia 28 de março, a Câmara contou com a presença do Sr. Fausto Ariel Simão, Secretário Municipal de Meio Ambiente, em atendimento ao Requerimento nº 014/2018, de autoria do Vereador Pastor Deimeval Borba. O Secretário explanou sobre sua atuação na administração pública e esclareceu diversas dúvidas sobre os serviços de coleta de lixo orgânico/reciclável, recolhimento de entulhos e galhos realizados no Município, bem como outros assuntos pertinentes à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Reunião dos Vereadores com Representantes do Município
Reunião dos Vereadores com Representantes do Município

Em atendimento ao Requerimento nº009/2018, de autoria dos Vereadores Sebastião Brindarolli Junior, Luciano Cardoso e Julio Cesar Cassilha, aprovado por unanimidade dos parlamentares na Sessão Ordinária de 07 de março do corrente ano, ocorreu nesta segunda-feira, dia 19 de março de 2018, uma reunião com o Sr. Valdemiro Conforto Costa, Controlador Interno Municipal e Senhor André Luiz Rolim de Camargo, Diretor de Arquitetura e Urbanismo do Município, para tratar de assuntos relacionados à reforma e adequação da Rodoviária Intermunicipal, projeto de construção da creche na localidade do bairro Jardim das Palmeiras e sobre os recursos destinados à reforma do Ginásio de Esportes Luís Ciroldo Tonetti.

Sessão de Abertura dos Trabalhos Legislativos de 2018
Sessão de Abertura dos Trabalhos Legislativos de 2018

A Mesa Diretora da Câmara Municipal, composta pelo Presidente - Vereador Maurício Porrua, Vice-Presidente - Vereador Julio Cesar Cassilha, 1º Secretário - Vereador Pastor Deimeval Borba e 2º Secretário - Vereador Luciano Cardoso, realizou nesta quarta-feira, dia 07 de fevereiro de 2018, a abertura dos trabalhos do Poder Legislativo Municipal com a 1ª Sessão Ordinária, iniciando a 2ª Sessão Legislativa da 16ª Legislatura. A principal função do Poder Legislativo Municipal, que no Município de Morretes é composto por 11 Vereadores, é de legislar e fiscalizar. Mas, existem muitas outras funções, também importantes. O Vereador, como agente político, acaba tomando a forma de um guardião da comunidade, onde suas atribuições não se limitam apenas às Sessões da Câmara, elas se estendem em ouvir os anseios dos morretenses e conhecer bem todos problemas do município, para buscar soluções viáveis junto ao Poder Executivo Municipal.

Reunião com Vereadores do Município de Antonina
Reunião com Vereadores do Município de Antonina

Nesta segunda-feira, dia 04 de dezembro, os Vereadores realizaram uma reunião no Plenário da Câmara Municipal de Morretes, juntamente com alguns Vereadores do Município de Antonina para que juntos unam forças em prol do Projeto de Construção da PR 340, que irá interligar Antonina à BR 277, tendo em vista que recente decisão judicial impediu que as obras fossem iniciadas, sendo que a construção da rodovia será de suma importância para o desenvolvimento dos Municípios de Morretes e Antonina, além de traçar um novo perfil na história da região litorânea, propondo um desenvolvimento socioeconômico na vida dos munícipes e retirando o tráfego intenso de caminhões dentro dos municípios supracitados, no qual estes já causaram muito transtorno a todos os moradores.

Reunião sobre a "Feira do Produtor"
Reunião sobre a

Nesta sexta-feira, dia 01 de dezembro, às 18h foi realizada uma reunião na Câmara Municipal, com os munícipes que possuem barracas na “Feira do Produtor”, na presente reunião foi apresentado o Projeto de Lei nº2093/2017 que “Cria a Feira do Rio Nhundiaquara para exposição e venda de produtos produzidos por artesãos e pelos produtores de transformação de alimentos do Município de Morretes, e dá outras providências”, tendo por finalidade incentivar a atividade artesanal, valorizando os artesãos e os produtores de Morretes, proporcionando pólos de comercialização, estimulando a atividade cultural e econômica com geração de trabalho e renda. No qual será divulgada a atividade artesanal, agrícola e de produção alimentícia local, oportunizando novos negócios, objetivando a cultura, agricultura e produção alimentícia local como fonte de desenvolvimento econômico e turístico, oferecendo à população, visitantes e turistas, produtos de boa qualidade, desenvolvendo o espírito associativista e organizacional dos participantes.

Reunião com AMAMTANAL - Associação dos Moradores da América de Baixo, América de Cima, Marumbi, Fartura e Pantanal
Reunião com AMAMTANAL - Associação dos Moradores da América de Baixo, América de Cima, Marumbi, Fartura e Pantanal

Na quarta-feira, dia 22 de novembro, foi realizada na Câmara Municipal uma reunião com a AMAMTANAL – Associação dos Moradores da América de Baixo, América de Cima, Marumbi, Fartura e Pantanal, estiveram presentes os Vereadores Maurício Porrua, Samuel Cordeiro Adriano, João Carlos Sellmer, Flávia Rebello Miranda, Sebastião Brindarolli Junior e Luciano Cardoso, além da equipe da diretoria da AMAMTANAL e representantes do Observatório Social de Morretes. Na presente reunião o Dr. Paulino Iwane Kotaka, Presidente da Associação explanou sobre três temas em que as localidades supracitadas solicitam providências, primeiramente iniciou sobre a reivindicação dos moradores solicitando a pavimentação asfáltica, no qual sugerem que ao menos seja realizada nas Américas e Marumbi e nas demais áreas que seja realizado um revestimento com saibros próprios para as estradas, que sejam drenadas adequadamente e que com isso o Município adquira motoniveladoras, escarificador e rolo compactador. Outro tema apresentado foi sobre a concessionária RUMO, no qual justifica que a mesma interfere significativamente na comunidade daquela localidade, no qual a empresa deveria manter as passagens de nível livres, bem como fazer da passagem junto ao Módulo Policial em trincheira, existindo desnível suficiente, bem como a empresa SANEPAR, no qual explicou que a mesma danifica as estradas frequentemente, prejudicando consideravelmente suas condições e que deveria sanar definitivamente a questão dos vazamentos de água existentes nas localidades citadas. O Presidente, Vereador Maurício Porrua, deixou a Câmara Municipal a disposição da AMAMTANAL para que junto aos demais Vereadores possam levar as reivindicações apresentadas a conhecimento do Poder Executivo.

Encontro Municipal de Conselheiros
Encontro Municipal de Conselheiros

Nesta sexta feira, dia 10 de novembro de 2017, foi realizado o “Encontro Municipal de Conselheiros”, organizado pela EMATER – Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, SEAB - Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e Câmara Municipal de Morretes, houve a explanação do representante da EMATER, Sr. Haroldo F. de Carvalho, sobre a formação de grupos de trabalho em prol de melhorias no bom funcionamento dos Conselhos Municipais de Morretes, contaram também com a presença da Srª Camila Inês da Silva, Gerente da CRESOL – Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária, no qual explanou sobre ética e cidadania, na valorização do agricultor familiar e na necessidade de proporcioná-los suporte administrativo, financeiro e tecnólogo, fornecendo melhor qualidade de vida para toda a família, de forma que as propriedades se tornem autossuficientes em produção, comercialização e gestão. Os Presidentes dos Conselhos Municipais se fizeram presentes para debater sobre as diversas questões relacionadas às áreas específicas de cada conselho para que juntos pudessem buscar soluções que visem sanar todos os questionamentos apresentados.

Apresentação de projetos para solucionar a atual situação dos animais de rua no Município de Morretes.
Apresentação de projetos para solucionar a atual situação dos animais de rua no Município de Morretes.

Nesta quarta-feira, dia 25 de outubro, às 10h, no Plenário da Câmara Municipal, reuniram-se os Vereadores Sebastião Brindarolli Junior e Luciane Costa Coelho, o Sr. Lourenço Rolando Malucelli Neto, Presidente da SANAHU - Associação em Prol dos Animais Não Humanos, o Sr. Albino Cezar Turbay Grandi, Médico Veterinário e Sr. Fausto Ariel Simão, Secretário Municipal de Meio Ambiente. A presente reunião teve como pauta de discussão a situação dos animais de rua, onde foi apresentado pelo Sr. Albino um projeto de implantação de trabalhos educativos nas escolas sobre os cuidados com os animais e o Sr. Lorenço apresentou um Programa de Esterilização de cães e gatos a ser implantado no Município de Morretes, o Vereador Sebastião Brindarolli Junior apresentou uma minuta de Projeto de Lei a fim de implantar no município uma Lei específica que defina a conduta de maus tratos praticados contra os animais e que estabeleça punições. Ao final da presente reunião ficou acordado entre as partes a realização de uma nova reunião no dia 08 de novembro do corrente ano, às 10h, no Plenário da Câmara Municipal para que possam elaborar o projeto objetivando sanar os problemas apresentados.

Reunião sobre a atual situação dos animais de rua no Município de Morretes.
Reunião sobre a atual situação dos animais de rua no Município de Morretes.

Nesta quarta-feira, dia 04 de outubro, às 10h, no Plenário da Câmara Municipal reuniram-se os Vereadores Maurício Porrua, Sebastião Brindarolli Junior, João Carlos Sellmer, Julio Cesar Cassilha, Sr. Lourenço Rolando Malucelli Neto, Presidente da SANAHU - Associação em Prol dos Animais Nao Humanos, Sr. Albino Cezar Turbay Grandi, Médico Veterinário e Sr. Fausto Ariel Simão, Secretário Municipal de Meio Ambiente. A presente reunião teve como pauta de discussão a situação dos animais de rua no Município de Morretes, onde será preciso realizar trabalhos de conscientização para redução do abandono e contra maus tratos praticados com animais de rua e ainda buscar o maior equilíbrio na população animal, diminuindo o índice de abandono por meio de ações de Educação Ambiental sobre os animais de rua junto à sociedade, buscando criar consciência sobre a responsabilidade da guarda dos animais e a necessidade de conservação e respeito à fauna urbana. Ao final da presente reunião ficou acordado entre as partes a realização de uma nova reunião no dia 25 de outubro do corrente ano, às 10h, no Plenário da Câmara Municipal para que possam apresentar projetos objetivando sanar os problemas apresentados.

REUNIÃO COM A SANEPAR - COMPANHIA DE SANEAMENTO DO ESTADO DO PARANÁ
REUNIÃO COM A SANEPAR - COMPANHIA DE SANEAMENTO DO ESTADO DO PARANÁ

Na data de 15 de setembro de 2017, a Câmara Municipal contou com a presença do Gerente Regional da Companhia de Saneamento do Estado do Paraná – Sanepar e do Representante da empresa Nato Construções e Participações LTDA - Terceirizada da Sanepar, estando presentes os Vereadores Maurício Porrua, Julio Cesar Cassilha, Valdecir Mora, Sebastião Brindarolli Junior, João Carlos Sellmer e Luciano Cardoso. O objeto da presente reunião foi o Requerimento nº41/2017 de autoria da Vereadora Flávia Rebello Miranda, no qual solicitou informações referente a falta de água constante no município, em especial nas localidades dos bairros Porto de Cima e Jardim das Palmeiras, sobre tal solicitação o Gerente Regional da Sanepar informou que a falta de água se faz pelo fato do encanamento ser muito antigo, não comportando grande volume de água, o qual informou que existe a necessidade de realizar a troca de encanamento em algumas regiões do município, estando em estudo tal realização. Dentre o objeto da presente reunião foram debatidos diversos outros temas, o qual o Gerente Regional da Sanepar se colocou a disposição da Câmara Municipal para sanar todas as dúvidas e buscar soluções para os problemas apresentados pelos Vereadores.

Sessão Solene - Dia do Sindicalista
Sessão Solene - Dia do Sindicalista

Nesta quarta-feira, dia 16 de agosto, a Câmara Municipal realizou uma Sessão Solene em comemoração ao “Dia do Sindicalista”, instituído pela Lei Municipal nº148/2011, no qual foram homenageadas algumas lideranças sindicais e trabalhistas do município. O sindicalismo é um movimento social de associação de trabalhadores assalariados em sindicatos visando à proteção dos seus interesses. Ao mesmo tempo, é também uma doutrina a qual os trabalhadores agrupados em sindicatos devem ter um papel ativo na condução da sociedade.

Audiência Pública do Cartório Eleitoral de Morretes
Audiência Pública do Cartório Eleitoral de Morretes

Nesta quarta-feira, dia 26 de julho, às 19h no Plenário da Câmara Municipal foi realizada a Audiência Pública do Cartório da 51ª Zona Eleitoral do Município de Morretes, tendo como tema o “Projeto de Extinção e Remanejamento do Cartório Eleitoral de Morretes”, em razão do contido na Resolução do TSE de nº23.520/2017. A Mesa Diretiva foi composta pelo Juiz Eleitoral, Dr.Fernando Andriolli Pereira, pelo Presidente da Câmara Municipal, Sr. Maurício Porrua e o Prefeito Municipal, Sr. Osmair Costa Coelho, além da representante do Ministério Público, a Promotora de Justiça Drª Dalva Marin Medeiros e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Rui Scucato dos Santos. O Juiz Eleitoral, Sr. Fernando Andriolli Pereira, ressaltou a importância da presença de todos na presente audiência, sendo o assunto debatido estando ligado diretamente aos interesses dos cidadãos morretenses, uma vez que o remanejamento do cartório eleitoral para o Município de Antonina irá dificultar o acesso dos munícipes na participação política e também haverá acúmulo de demandas nas zonas eleitorais que irão incorporar as extintas, além do fato de se ampliar o número de processos, de eleitores e candidatos nessas unidades, que deverão ser atendidos pelo mesmo promotor e juiz.

Reunião com Secretário Municipal de Infraestrutura
Reunião com Secretário Municipal de Infraestrutura

Nesta quarta-feira, dia 05 de julho, reuniu-se a Comissão de Legislação Participativa, Fiscalização e Controle, tendo como Presidente o Vereador Sebastião Brindarolli Junior, Secretária a Vereadora Luciane Costa Coelho e como Membro o Vereador Luciano Cardoso. Comissão de Obras, Desenvolvimento e Serviços Públicos tendo como Presidente o Vereador Samuel Cordeiro Adriano e como Membro o Vereador João Carlos Sellmer, estando ausente o Secretário Pastor Deimeval Borba por motivo de viagem. Comissão de Ouvidoria, tendo como Presidente a servidora Tatiana Nunes Soares, como Membro Relator o servidor Altair Duarte Pinto Junior e 2º Membro a servidora Neide Aparecida de Iara, além do Presidente da Câmara Maurício Porrua, Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Sergio Hoffman e o Diretor Bruno Duarte. Na pauta houve explanação sobre a reivindicação de um munícipe realizada por meio da ouvidoria da Câmara, solicitando a construção de uma ponte na localidade do bairro Morro Alto, o Secretário Municipal de Infraestrutura enviou sua equipe até local e estão buscando soluções para o problema. A Câmara Municipal tem satisfação em atender a todos os munícipes por meio da ouvidoria da Casa, caso tenham algo a informar ou reivindicar acessem o site www.morretes.pr.leg.br e entrem em contato com nossa ouvidoria.

Reunião com Superintendente Regional do Incra - PR
Reunião com Superintendente Regional do Incra - PR

Nesta segunda-feira, dia 05 de junho, a Câmara Municipal contou com a presença do Sr. Edson Wagner de Sousa Barroso, Superintendente Regional do Incra-PR, juntamente com sua equipe. Na presente reunião foi entregue ao Sr. Leonardo da Silva Mendes, representante do Conselho da Comunidade da Comarca de Morretes, a concessão de uso da área do Incra para realização da horta comunitária. O Sr. Edson Wagner explanou sobre a atual situação do Assentamento Nhundiaquara, informou aos presentes que as áreas do Incra que foram urbanizadas serão doadas ao município para que o Poder Executivo possa realizar os procedimentos necessários para regularizar a situação das famílias assentadas nestas áreas e que o Incra tem como prioridade disponibilizar o título de domínio a todos os assentados do Município de Morretes, sendo o instrumento que transfere o imóvel rural ao beneficiário da reforma agrária em caráter definitivo. Além da garantia da propriedade da terra para os trabalhadores rurais assentados, a titulação efetuada pelo Incra contém dispositivos norteadores dos direitos e deveres dos participantes do processo de reforma agrária, especialmente do poder público e dos beneficiários. A presente reunião contou também com a presença do Deputado Federal Fernando Francischini, Deputado Estadual Felipe Francischini, Prefeito Municipal Osmair Costa Coelho, Vice Prefeita Selma Sellmer Lopes e demais autoridades.

Treinamento - Assessores Parlamentares
Treinamento  - Assessores Parlamentares

A Câmara Municipal nesta data, 13 de abril, proporcionou aos Assessores Parlamentares um treinamento sobre as tramitações regimentais relacionadas as Proposições de Indicação e Requerimento. A presente apresentação foi realizada pela equipe da Casa, Jozemar Robassa Junior – Diretor Geral, Drª Jessica Rochini Montalvão – Procuradora Geral, DrªAna Paula da Silva – Assessora Jurídica, Tatiana Nunes Soares – Chefe de Gabinete da Presidência e João Manoel Gonsalves – Diretor do Departamento Legislativo e teve como objetivo familiarizar a equipe com os procedimentos relacionados ao processo legislativo que envolve a tramitação das matérias de competência dos Vereadores.

Curso - UVEPAR (União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná)
Curso - UVEPAR (União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná)

Nos dias 29, 30 e 31 de março, vereadores e servidores estiveram presentes no curso de Processo Legislativo Moderno realizado pela UVEPAR (União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná), no curso foram debatidos assuntos como o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o 13° subsídio, os princípios da ética e da eficiência na atuação do Vereador, julgamentos das contas de Prefeito, Inviolabilidade dos Vereadores e competências do Poder Legislativo Municipal (Emendas à Lei Orgânica, Projetos de Lei Complementares, Leis Ordinárias, Resoluções, Indicações, Decretos Legislativos e Requerimentos) entre demais assuntos houve explicação sobre a composição de Comissões Permanentes e Temporárias, Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e Comissão Processante. O curso foi ministrado pelos palestrantes Paulo Sérgio Guedes – Advogado e Especialista em Direito Administrativo. Viviane Duarte Cristo – Mestranda em Direito, Especialista em Administração Pública, Membro da Comissão de Gestão Pública, Transparência e Controle de Administração da AOB/PR e Procuradora Geral do Município de Campina Grande do Sul. Luciano Soares de Souza – foi Vereador por quatro mandatos, Contador e Professor de Geografia e História, pós graduado em História do Paraná e Gestão Pública.

Presença da Polícia Rodoviária Estadual na Câmara Municipal
Presença da Polícia Rodoviária Estadual na Câmara Municipal

Nesta segunda-feira, 13 de março de 2017, a Câmara Municipal contou com a presença do Capitão Cunha da Polícia Rodoviária Estadual em atendimento ao Requerimento n° 003/2017 apresentado pelos Vereadores com a finalidade de solicitar maior policiamento junto a Ponte Metálica sobre o Rio Nhundiaquara na localidade do bairro Porto de Cima, sobre tal solicitação o Capitão Cunha informou que irá disponibilizar maior policiamento naquela região em dias alternados e nos horários de grande fluxo de veículos, informou também aos Vereadores que a prioridade da Policia Rodoviária Estadual é manter o policiamento em regiões com maior índice de acidentes de trânsito, impossibilitando o policiamento em período integral na localidade do Porto de Cima e que uma alternativa para amenizar o problema seria a instalação de um semáforo com temporizador onde a Polícia Rodoviária Estadual daria o apoio na fiscalização de trânsito no local. Os Vereadores irão se reunir com representantes do município e DER- Departamento de Estradas de Rodagem para estudar a viabilidade de implantação de um semáforo com temporizador naquela localidade.

Sessão de Abertura dos Trabalhos Legislativos
Sessão de Abertura dos Trabalhos Legislativos

O Presidente da Câmara Municipal de Morretes, Maurício Porrua, juntamente com a Mesa Diretora e demais Vereadores convidam toda a comunidade morretense para participar da 1ª Sessão Ordinária de Abertura dos Trabalhos Legislativos de 2017, que ocorrerá no dia 08 de fevereiro, às 19h, no Palácio Marumbi, Plenário da Câmara, situado na Rua Conselheiro Sinimbú, n°50, neste município de Morretes.

“MOÇÃO DE RECONHECIMENTO E APLAUSOS”.
“MOÇÃO DE RECONHECIMENTO E APLAUSOS”.

A presente proposição visou enaltecer o desempenho e as vitórias alcançadas pelo Colégio Estadual Rocha Pombo do Município de Morretes através de seus alunos atletas, Equipes Técnicas e direção escolar nas recentes edições de jogos escolares.
A Câmara Municipal, representante do povo Morretense, externou seu reconhecimento, aplausos e agradecimentos à Instituição de ensino que incentiva a prática de esportes.